sábado, 13 de setembro de 2008

Possibilidades de Texto e Escrita na Internet

Estudante Digital - Valdener


A Internet tem oferecido possibilidades maravilhosas de texto e escrita. Sua popularização fez com que surgissem os hipertextos que através dos hiperlinks rompem barreiras de uma disciplina hierarquizada de forma vertical, fazendo com que através de um texto inicial os alunos possam ser direcionados a outros assuntos interessantes sobre conteúdos de disciplinas diferentes, o que favorece a compreensão e não simplesmente uma decodificação mecânica.
Com a Internet surgiram várias mudanças na forma de perceber um texto, quando se trata de textos é necessário perceber que não são somente os verbais, mas também os sonoros e visuais. O contato com o texto, antes feito através do material impresso, é feito na tela, de forma mais rápida e dinâmica, podendo se perceber o quanto o aluno fica mais centrado.
Através de um clique no mouse o aluno pode ter acesso a inúmeras informações. Porém, diante de todas as vantagens e facilidades é muito importante que, nós como professores instiguemos nossos alunos a pensar, a ter senso crítico e conhecimento científico acerca da língua que faz uso.
Atualmente os adolescentes vivem cercados pelas novas tecnologias, e têm procurado conhecê-las com mais ímpeto que a maioria dos professores. Então é de suma importância que a escola prepare esses alunos para esse novo mundo tecnológico, que muda constantemente, e que os professores tenham consciência da necessidade de se adequar, do contrário ficarão aquém aos conhecimentos dos alunos em relação ao uso das novas tecnologias.
O uso do texto e da escrita, seja através de produções individuais ou colaborativas, estão se destacando cada vez mais, principalmente através de email e blogs. No entanto, a capacidade que os alunos têm de reunir informações e interpretá-las de maneira satisfatória e crítica é o que realmente vem interessando aos profissionais da “Era Tecnológica”. E é o que mais tem preocupado os educadores que ainda fazem uso somente do quadro e do giz, que não são poucos, pois os alunos estão cada vez menos estimulados.
Numa escola com laboratório de informática, o professor pode trabalhar de forma colaborativa com seus alunos em produções de textos em blogs educativos, possibilitando assim a criação e compartilhamento de aprendizagem, mas para que isso aconteça de forma positiva é necessário que os professores recebam capacitação adequada, para daí os alunos receberem informações e tirar um bom proveito das novas tecnologias diante das possibilidades de texto e escrita na Internet.

http://www.dca.fee.unicamp.br/projects/sapiens/Reports/rf2000/node31.htm
Acesso em 10/09 /08

Um comentário:

Diác. Evadilson disse...

caramba vc tá d+ escreve que é uma beleza